|

Tendências de tecnologia para comércio internacional em 2023

Segundo o Brazilian Foreign Trade Monitor, o volume das exportações no Brasil cresceu 3,9% em Outubro de 2022, sendo este o terceiro crescimento consecutivo. Com isso o volume total exportado alcançou o 2º maior resultado em relação a toda a série histórica (atualmente contabilizando 298 meses).

A explicação é a seguinte: “Importantes mercados de destino foram os responsáveis ​​pelo aumento do volume total exportado, com destaque para o crescimento do volume exportado para África (15,5%), América Central e Caribe (15,4%) e Ásia (Exclusivo Oriente Médio) (10,2%). As vendas externas caíram para Oceania (-13,7%), América do Sul (-1,4%), Europa (-1,5%), América do Norte (-1,8%) e Oriente Médio (-2,3%)”.

Quanto às importações, houve uma pequena queda de -2,1% em outubro de 2022, sendo esta a segunda queda recente consecutiva. Porém, apesar da queda, o volume total importado atingiu o 3º maior resultado, considerando a série histórica (atualmente com 298 meses). 

A queda no volume de mercadorias provenientes dos seguintes parceiros comerciais foi a principal razão para a queda no volume total importado: Oriente Médio (-20,7%), África (-0,3%), América do Sul (-2,1%) e Ásia (Excluindo Oriente Médio) (-5,2%). O volume de compras externas aumentou de: Oceania (18,5%), América Central e Caribe (16,3%), América do Norte (10,4%) e Europa (1,3%).

O que podemos esperar para 2023?

A evolução da tecnologia tem mostrado sua relevância nos últimos anos em todos os segmentos da indústria e não seria diferente para o setor de Comércio Exterior. O futuro é investir em processos mais ágeis e integrados, transparência e melhor experiência do cliente.

As tendências para os próximos anos estarão ligadas ao “humanismo digital”, onde a tecnologia assertiva e bem implementada se conectará com os humanos. Por isso é sempre bom aprender e reaprender todos os dias, deixando de lado a resistência à mudança.

Por isso, as empresas que trabalham com Comércio Exterior precisam estar conectadas a essas principais tendências tecnológicas que podem trazer muitos benefícios para o futuro:

Inteligência de Negócios

Uma tecnologia disruptiva e inovadora que pode ser implementada em uma empresa importadora-exportadora é o Business Intelligence. O processo de Business Intelligence consiste na extração de informações por meio de uma combinação de análise de negócios, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e melhores práticas que visa auxiliar as empresas na tomada de decisões, por meio dessa análise de dados.

Blockchain

É uma espécie de livro-razão compartilhado, seguro e imutável que foi originalmente criado para facilitar o processo de registro de transações e rastreamento de ativos que compõem uma rede de negócios. É uma ferramenta tão segura que, até o momento, não há registros de fraude envolvendo dados do código Blockchain. No Brasil, o Serviço Federal de Processamento de Dados, em parceria com a Receita Federal do Brasil, criou seu próprio Blockchain que foi chamado de “bConnect”.

Internet das Coisas

Nada mais é do que a interligação digital entre objetos físicos e a internet, onde é possível coletar e transmitir dados que podem ter inúmeras atualizações. É uma tecnologia importante no comércio mundial, pois é utilizada para rastrear e detalhar mercadorias movimentadas diariamente entre portos e aeroportos.

Artigo traduzido de Migalhas.com – https://www.migalhas.com.br/depeso/378652/o-que-esperar-do-comercio-exterior-em-2023

Posts Similares

Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer e prosperar no Brasil.

Por favor, conte-nos sobre seu projeto para receber retorno.