Os principais segmentos para investir no Brasil

O Brasil é a maior economia da América Latina e está entre as 15 maiores do mundo. Há vantagens e oportunidades de investimentos em diversas regiões e setores.

Se você pretende investir no território brasileiro, precisa conhecer as oportunidades e como elas se tornam mais ou menos interessantes com o passar do tempo. Portanto, encontrar os setores certos para investir é essencial.

Nossa parceira Europartner, empresa de consultoria contábil, tributária e jurídica, mapeou cinco principais setores para investir nos próximos anos. Confira só:

TECNOLOGIA

Um dos principais segmentos em pleno crescimento no Brasil e no mundo. Na era da Transformação Digital, há cada vez mais demanda pelo tipo de solução oferecida. Com isso, as empresas de tecnologia vêm se destacando e agregando valor. Isso é especialmente relevante para negócios inovadores com soluções estratégicas, como sistemas para outras empresas.

Se você vai investir em ações, portanto, o mercado de ações tem alternativas atraentes. Entre as empresas brasileiras, alguns exemplos de tecnologia são TOTVS, Linx, Locaweb e outras.

Além disso, é possível recorrer a ações internacionais, pois as maiores empresas de tecnologia nasceram nos Estados Unidos. Entre as possibilidades, há desde empresas consolidadas como Apple, Microsoft e Google até aquelas que ganharam projeção recente, como a Netflix.

Para acessá-los do Brasil, vale avaliar investimentos em BDRs.

COMÉRCIO ELETRÔNICO

Ao longo da pandemia, um setor ganhou grande visibilidade em todo o mundo: o e-commerce. Isso se deu devido e às condições impostas pelo período e que conduziram ao encerramento temporário de negócios que não estavam no mesmo ramo de atividade. . Soma-se a isso o fato de muitos consumidores optarem por se proteger de uma possível exposição à contaminação. Com isso, o número de compras realizadas pelos canais digitais disparou, fortalecendo o comércio digital.

A nova conjuntura trouxe novos consumidores e empresas para a consolidação do e-commerce em todo o país. Uma pesquisa do Varejo X mostrou que o Brasil teve o maior crescimento do ano entre todos os países da América Latina. As vendas cresceram US$ 8,1 bilhões em 2022 em comparação a 2021.

SETOR IMOBILIÁRIO 

Na hora de pensar em investimentos, é muito comum que o mercado imobiliário seja lembrado como uma alternativa segura – principalmente em tempos de incerteza financeira. O setor, de fato, pode ter força nos próximos anos, mas há formas de investir com mais vantagens do que comprar imóveis físicos.

Ao invés de comprometer a liquidez com uma alocação de capital muito grande para comprar um imóvel, pode-se pensar em Fundos de Investimento Imobiliário (FII), por exemplo.

Nessa alternativa, os investidores adquirem cotas e têm o direito de participar dos resultados do fundo. Na prática, a rentabilidade se dá tanto pela valorização das cotas quanto pela distribuição de dividendos.

SERVIÇOS FINANCEIROS

Devido à consolidação em seu mercado, as empresas do setor financeiro costumam apresentar bons resultados. O destaque vai para os grandes bancos, que costumam apresentar lucros na casa dos bilhões e possuem ativos totais que somam trilhões.

Portanto, a análise fundamentalista baseada nos balanços costuma ter resultados atraentes. Para 2022, ainda é possível que as instituições sofram os impactos da crise, como a inadimplência. No entanto, a maior parte do provisionamento foi realizada em 2020 e 2021.

Com o fim dos empréstimos emergenciais oferecidos pelo governo, também há tendência de aumento das contratações nos bancos. Portanto, pode ser interessante avaliar a possibilidade de investir em empresas do setor, como Banco do Brasil, Itaú e outras.

INFRAESTRUTURA

Devido ao seu tamanho, o Brasil depende fortemente de redes logísticas e de transporte para garantir sua competitividade e continuar crescendo.

Outros ativos de infraestrutura, como geração de energia, mineração e saneamento, também são questões-chave para o desenvolvimento do Brasil. O setor de infraestrutura tem papel central tanto no desenvolvimento da economia brasileira quanto no aumento de sua competitividade. Por isso, o governo vem reformulando seus esforços para impulsionar esse setor. O portfólio de projetos de infraestrutura tem sido cada vez mais diversificado e haverá diversas oportunidades de investimentos nos próximos anos para a cadeia produtiva, sistemas prisionais, parques nacionais, saneamento básico e até licitação para construção e operação de novas estruturas

Quer investir no Brasil e expandir seus negócios? Então conte conosco para acelerar o seu crescimento e desenvolvimento!

Entre em contato e fale com nossos especialistas!

Posts Similares

Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer e prosperar no Brasil.

Por favor, conte-nos sobre seu projeto para receber retorno.