|

Como uma empresa estrangeira pode montar um estoque local no Brasil?

Manutenção de estoque

O Brasil é um país muito específico com relação ao sistema aduaneiro o que exige que empresas estrangeiras que pretendem estabelecer um estoque local faça algumas adaptações em seus processos.

Então, se você tem uma empresa e está pensando em investir no mercado brasileiro, listamos três pontos importantes para ajudá-lo a entender como estruturar sua operação.

1. Certifique-se de que existe uma empresa brasileira certificada com um RADAR de importação para tratar do seu desembaraço aduaneiro.

Ao contrário do que é feito em muitos países, o Brasil aplica regras diferentes para empresas internacionais que desejam montar um estoque local no país.

Em primeiro lugar, as empresas internacionais não podem entregar suas mercadorias do exterior para um centro de atendimento ou armazém brasileiro porque não podem liberar as mercadorias do Brasil sozinhas. O incoterm DDP é proibido. Somente um brasileiro com uma licença de importação chamada RADAR pode fazer o desembaraço aduaneiro.

Uma empresa não brasileira não está autorizada a obter este RADAR e somente uma empresa brasileira poderá processar o desembaraço aduaneiro dos produtos como Importador Registrado. Por outro lado, ser o Importador de Registro dos produtos significa responsabilizar-se pela sua aquisição. Os centros de atendimento não querem essa responsabilidade.


Se você tentar enviar seus produtos sem ter um Importador Registrado Brasileiro (IOR) para processar o desembaraço aduaneiro, os produtos permanecerão bloqueados e serão de difícil recuperação. Assim, para estabelecer um estoque de produto no Brasil, é necessário antes de tudo garantir que você tenha uma entidade própria ou um parceiro local IOR.

2. Escolha o modelo de negócio que deseja aplicar para poder liberar suas mercadorias da alfândega.

Como vimos, poder desembarcar a mercadoria no Brasil antes de montar um estoque local significa ter uma entidade local com RADAR.

Portanto, uma empresa internacional terá duas opções:

– Abrir uma subsidiária para obter sua licença própria de importação RADAR

– Lidar com um importador de registro (IOR) que será seu intermediário para desembaraçar as mercadorias e colocá-las em um armazém.

Esteja ciente de que abrir uma subsidiária no Brasil é um processo longo e caro. Atualmente, o processo leva cerca de 6 meses, além do alto custo que você terá para criar uma estrutura administrativa no país.

É preciso entender que o conceito de Importador de Registro (IOR) no Brasil significa necessariamente a compra e transferência de propriedade quando as mercadorias são desembaraçadas.

Em outras palavras, uma empresa estrangeira não poderá vender diretamente para seus consumidores finais do exterior. O parceiro IOR local que será o intermediário entre você e seus clientes – nos modelos B2B2C ou  B2B2B -, e que comprará suas mercadorias e as revenderá para os consumidores finais.

Cabe então à empresa internacional definir qual o nível de responsabilidade que deseja delegar ao IOR. Você pode optar por um modelo de distribuição tradicional onde o IOR assume um risco comercial para investir nos produtos e sua distribuição ou encontrar um parceiro que se posicione como um prestador de serviços onde os riscos e investimentos são compartilhados.

3. Identifique o centro de atendimento brasileiro certo para sua operação

Quando você busca por uma operação local, deve considerar 3 pontos importantes:

Analise seu escopo de ações

Um centro de distribuição completo deve ser capaz de:

Recebimento e armazenamento de produtos

Na chegada a mercadoria deve passar por verificação e contagem para então ser posicionada no estoque físico e registrada no WMS (Warehouse Management System), software utilizado para gerenciar toda a operação de atendimento.

Com o apoio do Warehouse Management System, todo o estoque deve ser mantido em dia nos canais de vendas. Na prática, se uma marca vende na Amazon, por exemplo, e também possui e-commerce próprio, o estoque disponível é atualizado automaticamente nos dois canais assim que a compra é realizada.

Processamento de pedido

Assim que o pedido for feito, o WMS deverá estar apto a receber esta informação e automaticamente colocar o pedido na fila de processamento, para que seja preparado para expedição.

Para isso, são realizadas as seguintes etapas: coleta dos produtos (picking), embalagem (packing) e criação de rótulos (rotulagem) para as transportadoras. Em seguida, o WMS atualiza seu canal de vendas com o número de rastreamento do pedido.

No Brasil, também é importante que o centro de atendimento possa imprimir, e no caso até emitir, a Nota Fiscal, que é documento obrigatório e que deve acompanhar cada pacote.

Transporte

Ainda com o suporte do WSM, o lojista poderá escolher, em alguns casos, o tipo de envio do produto adquirido. Isso é possível porque o software está conectado às transportadoras e o empresário pode selecionar o tipo de embarque de acordo com a mercadoria ou local de entrega.

Logística reversa

É importante que o centro de atendimento seja capaz de receber e processar pedidos de devolução ou troca, certificando-se do bom estado de devolução dos produtos e avisando o vendedor em caso de danos.

Certifique-se de que estão bem localizados

O Brasil é enorme, então certifique-se de que você está na região certa para você não deixar de ter preços competitivos devido aos custos de entrega para regiões mais distantes.

As empresas que desejam ter cobertura nacional procurarão um centro de atendimento em São Paulo. De fato, a região é o centro econômico do país e conta com muitas rotas de entrega, fazendo com que os custos médios de entrega sejam menores do que em outras regiões.

Verifique sua certificação

As empresas que lidam com produtos de saúde, cosméticos ou alimentos e bebidas devem verificar a certificação do centro de atendimento.

Devem ser certificados por:

  • ANVISA para lidar com produtos de saúde e cosméticos
  • MAPA para lidar com alimentos e bebidas

Este artigo foi útil? A Novatrade é um hub de soluções para empresas estrangeiras que queiram se estabelecer no Brasil. Se você tem interesse em investir no país, fale com um de nossos especialistas.

Posts Similares

Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer e prosperar no Brasil.

Por favor, conte-nos sobre seu projeto para receber retorno.