
Importação: como funciona no Brasil?
O processo de importação no Brasil é longo e complexo. Entender os riscos administrativos e escolher os parceiros certos são cruciais para gerenciar o processo e evitar que as mercadorias sejam retidas na alfândega.
Se você possui um RADAR, enfrenta dificuldades administrativas na hora de importar. A Novatrade pode fornecer-lhe uma solução através da gestão dos fluxos das suas importações. Caso você não possua licença de importação (RADAR), a Novatrade pode importar para sua conta com o nosso RADAR.
Etapas do Processo de Importação
Este processo pode ser dividido em 4 etapas principais:
1. Administrativo
Todos os trâmites e exigências do governo antes da importação. Esses procedimentos variam em função da operação e da mercadoria (registro da mercadoria, licenças de importação a serem obtidas). Entre esses procedimentos:
- Habilitação RADAR para poder importar ou exportar
- Obtenção de Licença de Importação (LI) se necessário
2. Fiscal
Desembaraço aduaneiro na importação para verificar:
- A semelhança entre a declaração do importador e a mercadoria importada
- Possíveis requisitos específicos de acordo com a lei.
Confira Impostos de importação e pagamentos de impostos relacionados ao bem.
O Despachante Aduaneiro é o mediador responsável por acompanhar os trâmites de importação, dar o “go” da mercadoria e registrar os pedidos de LI no SISCOMEX.
3. Etapa operacional
O transporte internacional, armazenagem no porto/aeroporto de destino, armazenagem em porto seco se necessário, entrega no local do importador.
4. Etapa de pagamento
Compra de moedas estrangeiras durante a troca de moeda.
Para fazer frente à complexidade da importação no Brasil, foram desenvolvidas modalidades específicas de importação, como a Importação por Conta ou Encomenda, possibilitando a terceirização para empresas especializadas das operações de importação e responsabilidade perante as alfândegas.