BPO: uma boa solução para empresas internacionais estabelecerem uma subsidiária a baixo custo no Brasil

O que é BPO (Business Process Outsourcing)?

BPO é a abreviação de Business Process Outsourcing. No BPO, uma determinada empresa contrata outra empresa, neste caso uma empresa terceirizada, para assumir e controlar algumas de suas atividades. O objetivo, neste caso, é entregar alguns processos da empresa a profissionais que têm expertise em cada assunto, seja em atividades relacionadas a importação, logística, TI, jurídico, contabilidade, entre outros.

Qual é a diferença entre BPO e terceirização?

É muito comum que o BPO seja frequentemente relacionado à terceirização, principalmente por causa do significado do termo. No entanto, o BPO tem diferenças em comparação com a terceirização normal. A principal diferença entre BPO e a terceirização regular está no próprio processo. Na terceirização normal, não há necessidade de criar um novo modelo processual para atender ao serviço solicitado. A terceirização normal geralmente fornece um serviço único, pontual, como manutenção ou limpeza, por exemplo. Por outro lado, a terceirização BPO é mais ampla, já que a empresa responsável assumirá toda a atividade e setor, como cadeia de suprimentos, TI, finanças ou RH. Em outras palavras, todos os processos e resultados nesse setor serão de responsabilidade dessa parceria e da empresa que assumirá as atividades. Além disso, no BPO, há uma maior profundidade por parte da empresa contratada em relação às necessidades do cliente, até mesmo desenvolvendo um modelo adaptável ao que ela precisa, no sentido de tecnologias, conhecimento e procedimentos.

Como funcionam os serviços de BPO?

O BPO é um serviço oferecido por uma empresa terceirizada, que possui todas as ferramentas e conhecimentos para contribuir para a melhoria de processos e procedimentos em uma determinada área da empresa contratante. Com isso, a empresa pode encontrar mais facilidade para aliviar sua burocracia e focar em estratégias de gestão de pessoas e na execução de tarefas de forma concreta. Afinal, ela pode entregar processos como cadeia de suprimentos e finanças para aqueles que têm maior expertise para fazê-lo.

Principais vantagens e benefícios do BPO no Brasil para empresas internacionais?

Adotar o BPO na empresa para sua operação no Brasil pode proporcionar inúmeros benefícios à organização, tornando os processos de várias áreas mais assertivos, rápidos e eficazes. Confira algumas das principais vantagens do BPO abaixo.

Redução de custos

Identificar despesas secundárias e muitas vezes desnecessárias não é uma tarefa fácil nas empresas, especialmente para aquelas que convivem com equipes sobrecarregadas com muitas demandas nas principais áreas da empresa (administrativa, contábil e jurídica). No Brasil especificamente, muitas vezes falamos do “Custo Brasil”, que se refere ao aumento dos custos operacionais associados à condução de negócios. Existem vários fatores internos e externos que contribuem para o custo extra. Os fatores internos cujo impacto pode ser reduzido por meio de uma política de BPO são:

  • Excesso de burocracia para importação e exportação, exigindo uma forte equipe de importação e exportação.
  • Baixos níveis de educação e falta de mão de obra qualificada, tornando mais difícil encontrar perfis de alto desempenho.
  • Camadas excessivas de burocracia e legislação tributária complexa, tornando essencial multiplicar posições administrativas e contar com especialistas fiscais internos.

As empresas brasileiras gastam em média 2.600 horas por ano com papelada e impostos, a maior taxa do mundo; comparado a 317 horas em países da América Latina ou 159 horas em países da OCDE. Essa carga de trabalho adicional se traduz em mais mão de obra, uma organização que deve ser extremamente precisa e muito tempo que não é alocado para atividades de criação de valor. Contando com uma empresa de BPO, é possível evitar despesas desnecessárias, pois essa organização já acumulou experiência, possui uma estrutura para diluir os custos de mão de obra e realizará uma análise técnica de ganhos e despesas, criando estratégias para promover a redução de custos e tornar os investimentos mais assertivos. E não só isso, com profissionais com maior expertise em áreas selecionadas, o trabalho é realizado de forma mais precisa e minuciosa, especialmente em áreas financeiras.

Aumento da produtividade

De fato, terceirizar alguns processos burocráticos da empresa libera muitas áreas para se dedicarem à atividade principal da organização. Assim, muitas atividades secundárias são eliminadas, que acabam distanciando os profissionais de suas principais tarefas. O reflexo disso é um aumento na produtividade, já que os funcionários não trabalharão mais sobrecarregados e não precisarão mais assumir tarefas operacionais e técnicas que estão fora do seu escopo principal de trabalho. Isso é ainda mais válido no Brasil, com uma enorme carga de trabalho que não gera valor para a empresa e apenas atende às expectativas da administração brasileira. Deixar essas atividades para especialistas permite focar naquelas que criam valor, como pesquisa e desenvolvimento, marketing, vendas, produção, etc.

Conhecimento técnico e específico

Outra vantagem importante do BPO está relacionada ao conhecimento específico que uma empresa terceirizada pode trazer para a empresa. Isso porque implementar o BPO em determinadas áreas significa ter profissionais qualificados com experiência e conhecimento técnico para realizar esse trabalho. Se o investimento for em equipes internas, para alcançar essa excelência de um BPO, será necessário gastar um alto salário ou um alto investimento em treinamento para desenvolver os funcionários. Com o BPO, o custo nesse sentido pode ser muito menor e vantajoso. Isso é particularmente verdadeiro no Brasil em questões de burocracia de importação e gestão empresarial cotidiana; às quais uma empresa estrangeira não está acostumada e gastará muito dinheiro e tempo para atingir o nível necessário para uma operação suave.

Conformidade

Em consonância com o parágrafo anterior, o conhecimento específico que uma empresa de BPO traz permitirá lançar um negócio em conformidade com as autoridades brasileiras. Muitas empresas começam com um conhecimento superficial e aprendem a navegar na lei à medida que avançam, cometendo erros que podem custar caro em uma auditoria fiscal.

Posts Similares

Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer e prosperar no Brasil.

Por favor, conte-nos sobre seu projeto para receber retorno.